Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Rua Domiciano Nunes Nº160 - Santo Antônio da Patrulha/RS

Padroeira

Origens

Os portugueses, grandes desbravadores dos oceanos, em sua devoção à Vigem Maria não poderiam deixar de invoca-la em suas arriscadas viagens. Assim, deram-lhe o título de ‘’ Nossa Senhora da Boa Viagem’’ desde tempos muito remotos. Nas ilhas dos Açores, desde o século XVI existem igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Boa Viagem.

No Brasil essa devoção veio com os colonizadores, passou primeiramente pela Bahia, onde aportavam muitos navios portugueses. Lá construíram uma pequena igreja junto a praia. Por volta de 1707, Pe. Leandro Carmelo construiu uma capela em Pernambuco, na praia de recife, homenageando Nossa Senhora da Boa Viagem.

A devoção chegou a todo Brasil, especialmente nos lugares próximos ao mar e rios. As pessoas devotas a invocam como protetora das viagens, das partidas e chegadas, como guia dos caminhos.

Oração a Nossa Senhora da Boa Viagem

“Virgem Santíssima, Senhora da Boa Viagem, esperança infalível dos filhos da Santa Igreja, sois guia e eficaz auxílio dos que transpõem a vida por entre perigos do corpo e da alma. Refugiando-nos sob o vosso olhar materno, empreendemos nossas viagens, certos do êxito que obtivestes quando vos encaminhastes para visitar vossa prima Santa Isabel. Em constante crescimento na prática de todas as virtudes transcorreu a vossa vida, até o sublime momento de subirdes gloriosa para os céus. Nós Vos suplicamos, pois, ó Mãe querida: velai por nós, amados filhos vossos, alcançando-nos a graça de seguir os vossos passos, assistidos por Jesus e São José, na peregrinação desta vida e na hora derradeira de nossa partida para a eternidade. Amém.”

Nossas Comunidades