Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Rua Domiciano Nunes Nº160 - Santo Antônio da Patrulha/RS

Paróquia

Um Pouco da Nossa História

Em 1953, Dom Vicente Scherer Arcebispo de Porto Alegre, em visita pastoral, observou que o município estava em crescimento e a parte de Pitangueira era um delas. Por isso pediu ao pároco que conseguisse um terreno maior para a edificação de uma igreja neste bairro.

A pedra fundamental foi lançada em 24 de novembro de 1957. A partir de então foram realizadas festas e o envolvimento de muitas pessoas em prol da construção da igreja.

Uma correspondência do Arcebispo ao padre Albino Ruwer, indicou Nossa Senhora da Boa Viagem como padroeira. A escolha contentou a todos, mesmo não sendo uma imagem bem conhecida. A localização próxima da RS 30, passagem de muitos viajantes, certamente interferiu na escolha.

Foi necessário construir ao lado da igreja um pavilhão de madeira, chamado de “Barração”, para atender as necessidades religiosas e como depósito de material de construção. Ali já aconteceu a segunda festa do ano de 1959. Os festejos, doações e as obras continuavam com grande entusiasmo.

Em 06 de maio de 1962, foi realizada a primeira missa dentro da igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, estava com as paredes erguidas e sem o telhado. Padre Albino Ruwer presidiu esta missa.

Esse processo da construção da igreja e da comunidade de fé culminou na instalação da paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem em primeiro de janeiro de 1964, sendo nomeado o primeiro pároco padre Albino Ruwer. O novo pároco já estava bem doente e veio a falecer em 09 de fevereiro de 1964. A paróquia voltou a ser assistida pelo Pároco da Paróquia Santo Antônio, Cidade Alta, Padre Leo Pedro Scheider.

Em 23 de janeiro de 1966, tomou posse da paróquia, Padre José Afonso Steffens. Data oficial da instalação da paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Nossas Comunidades